quarta-feira, 4 de março de 2015

CASA DA CULTURA - PE


A antiga casa de detenção, hoje casa da cultura, foi construída em 1850 pelo governo da província de Pernambuco, para abrigar presos. A nova casa de detenção, tombada pela Fundarpe, em 1980, possui 8.400 m2 e 6.000 m2  de pátio externo. As antigas celas foram transformadas em 150 lojas de artesanato e a Casa da Cultura tornou-se no maior centro da cultura e arte pernambucana em todo o estado. Ali você vai encontrar peças em barro, cerâmica, couro ou madeira que vão desde bonecas, jogos de xadrez e damas, bumba-meu-boi, maracatu até bolsas, sandálias, chapéus, bordados e outros materiais ligados ao artesanato.

A Casa da Cultura recebe milhares de turistas que encantados com os trabalhos manuais, não resistem a um momento de fotografias para registrar sua passagem pelo local. O local é hoje visita obrigatória para quem quer levar lembranças da passagem pela cidade conhecida como a Veneza Brasileira. Entrar na nova instalação da casa da cultura é passear na história do Recife antigo. A antiga detenção,  ainda conserva em sua estrutura arquitetônica, algumas das suas celas como no passado, apenas como referencial histórico.

Gosto muito de levar meus amigos nesse local! e mostrar toda historia que ele nos reservar e apresentar o nosso artesanato local e de outras regiões. Depois se deliciar com uma tapioca e um bom cafezinho, e se o dia estiver quente fica a sugestão de uma água de coco! Porem se estiver dificuldade para apresentar o local e sua historia procure algum funcionário ou guia para auxilia-lo, pode ser que tenha uma certa dificuldade mais vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário